just like heaven

Tudo parece ousado àquele que a nada se atreve, por isso... atreva-se!

05 setembro 2010

viagem prasoropa

saí da casa da mamãe em meio a muitas incertezas com relação a essa viagem prasoropa, num sábado à tarde. carona com o popis, com direito a muitas malas (pra trazer as coisas todas da volta), check-in rápido, espera na sala de embarque lotada. não consegui dormir bem na viagem, coisa *muito* rara pra mim. acho que foi a previsão (muito acertada) de que essa viagem não seria nada do que era pra ser, me incomodando. muitos chocolatinhos e goles de água salgada depois, cheguei em zurique abobada, cansada e com muito sono. no vôo dali pra geneva, que dura só meia hora, dormi a ponto de não ver o avião decolar. estava um dia de super verão, e assim que peguei as malas, troquei botas por sandálias, enquanto o andy cuidava do aluguel do carro. com o 'never lost' na mão, encontramos o focus novo no pátio da hertz, com porta-malas super espaçoso -- ufa! o gps não conseguia encontrar nosso hotel de jeito nenhum, e por isso decidimos dar uma passadinha na apple store de geneva (e perguntar sobre o hotel em algum lugar no caminho), já que um dos itens da nossa to-do-list da viagem era comprar dois iphones4. era domingo (dia 1 nasoropa), e estava tudo incrivelmente fechado na cidade. puts! demoramos um bom tempo até finalmente conseguirmos dizer pro 'never lost' pra onde queríamos ir, e ele nos levou pro nosso primeiro hotel da viagem através de uma estradinha toda muito fofa. deixamos as malas no quarto e, com fome, fomos atrás do que comer num shoppingzinho que ficava a dez passos do hotel. tudo fechado -- eram quase 5 da tarde e os restaurantes só abriam pro jantar às 19hs. voltamos pro hotel, onde tentei ligar pro tatá, e NADA de conseguir. fui até a recepção, pra pedir ajuda, e o cara me informa de que o número pro qual estou discando fica na suíça -- mas é claro! rs. afinal de contas, achávamos que estávamos na suíça -- hohoho! mas não, estávamos na frança, a dez minutos do aeroporto de geneva, e como pegamos a scenic route indicada pelo neverlost, nem percebemos que cruzamos a fronteira! estava explicada a confusão do gps, que não achava nosso hotel na suíça, hehe! consegui falar com o tatá e explicar que no dia seguinte passaríamos na apple store, na swisscom e no coop antes de irmos pra berna, mas que deveríamos chegar pro almoço. dormimos um pouco, jantamos uma pizza muito boa no shoppingzinho, e fui dormir super cedo, exausta! foto do dia: a paisagem lindíssima entre o hotel e o shoppingzinho, encima de uma estrada. foto da noite: a pizza, que estava muito boa!


dia 2, segunda-feira: acordamos não muito cedo, depois de descansar um montão. compramos os iphones na apple store de geneva, conseguimos dois números de celular na swisscom, e tomamos um super brunch graças ao coop, já a caminho de berna. liguei pro tatá pra comentar que estávamos atrasados e devíamos chegar em berna perto das 14h, e não das 12h, como inicialmente planejado. o tatá aproveitou e foi fazer uma tradução de última hora, enquanto eu tirava fotos, a partir do carro, das paisagens suíças, lindíssimas. chegamos em berna sem fome (depois do mega brunch), encontramos o tatá, e fomos andar: parque, ursos, rua central, relógio -- todos os marcos da cidade. paramos pra tomar sorvete e saímos correndo pra casa do fritz, onde experimentamos cinco ou seis tipos de ameixas diferentes, tirando a fruta do pé -- que delícia!!! o fritz mora numa micro-fazenda suíça, e sempre tem alguma coisa pra gente experimentar por lá, geralmente frutas fresquinhas e deliciosíssimas! muito chique, ele ainda nos esperou com aperitivos e champagne (inclusive um especial pra mim, sem álcool, pra criança brindar! hehe! esses suíços pensam em tudo!) :-DDD elogiei o fritz até morrer (ele tá ótemo!), papeamos um pouquinho em português, tiramos várias fotos (porque eu tomando champagne é *realmente* algo nunca visto), e fomos pro nosso jantar no restaurante mexicano de berna. encontramos o patric, o erichli e o heinz, e comemos até dizer chega! nossos camarões com salada e fritas estavam deliciosos, os nachos estavam bons, a marguerita (sem álcool!) estava um arraso, e os churros no final tb estavam sensacionais -- acho que eu estava com fome, adorando tanto tudo! hehe! (ou isso, ou eu estava bêbada dos drinks todos sem álcool, hahaha!) a melhor parte foi encontrar os amigos queridos, com direito a muitos abraços e muitas conversas. uma pena o tom e o dan estarem de férias em algum lugar da frança -- só ficou faltando eles pra que a nossa noitada em berna fosse perfeita! saí do restaurante de pança cheia e bocejando -- eram só 22h30min em berna, mas no brasil já eram três e meia da madrugada, e eu ainda estava com o fuso confuso! todos os suíços nos levaram até o carro (porque, vejam bem, eles são educadíssimos e gentilíssimos e maravilhosíssimos), e o erichli e o heinz ainda nos ajudaram a encontrar uma vaga de estacionamento perto do hotel, antes de irem pra casa! :-O como é bom ser paparicada, hein? :-P desmaiei na cama do hotel, e só acordei antes das 10h do dia seguinte, porque senão eu iria perder o café da manhã da pérgola!! fotos do dia: o tatá e eu em frente ao famoso relógio de berna, e jack bauer (quer dizer, fritz) e eu comendo ameixa do pé. fotos da noite: erichli e eu, e depois patric, eu, tatá e heinz.




dia 3: o melhor café da manhã de hotel, pra mim, é esse da pérgola. tem frutinhas, tem mil variedades de pães, tem mel e geléias a rodo, tem a melhor manteiga do universo, tem nutella, tem o melhor chocolate quente (com caotina!), tem sucos, tem iogurte fresquinho, tem várias granolas diferentes que adoro (inclusive uma com cranberries fresquinhas!), tem mil tipos de queijos, todos incrivelmente bons (inclusive meus favoritos), e tem, como gran finale, um croissant de chocolate do outro mundo de bom! o tatá tomou café da manhã conosco, nos entregou QUATRO iphones 'velhos' e um ipod, além de chocolates (nham nham nham! adoro chocolate de presente :-))), e depois fomos pra loeb e pro coop fazer compras pras gentes queridas. muitos presentes depois, fizemos nosso check-out da pérgola, nos despedimos do bruder, e fomos pra ikea que fica encostadinha na cidade. comprei edredon de penas+plumas, capas, travesseiros, e algumas outras coisinhas bonitinhas e baratérrimas. dali fomos pra zurique (onde ficava o terceiro hotel dessa viagem). o hotel de zurique tinha um chuveiro onde era quase impossível tomar banho! depois de uma siesta rápida, visitamos um monte ali perto de zurique, tirando muitas fotos da cidade e do lago, e jantando no melhor restaurante da viagem, com vista para o vale -- lindíssima! comida+sobremesa+vista maravilhosas :-) mas como estava frio lá encima! brrr! nem parecia verão :-P fotos do dia: los 3 amigos se despedindo ao sair da pérgola, e a paisagem a partir do monte sei lá qual (ali pertinho de zurique). fotos da noite: andy e eu à mesa esperando o jantar maravilhoso, e a minha sobremesa diviníssima.




dia 4: tomamos café no coop e fomos pra dübendorf, onde o andy voou num simulador de mirage com o instrutor mais animado da face da terra. passeei no museu adjacente, cheio de aviões de guerra, e depois fomos pra luzerna, pro quarto hotel da viagem. cansada, eu não quis sair pra passear, nem pra jantar -- só tomei um super banho e dormidormidormi! foto do dia: andy no mirage de verdade (com a tela do simulador na frente). foto da noite: a famosa ponte do centro antigo de luzerna, vista pelo andré a caminho de seu jantar.


dia 5: café no super mais próximo do hotel, e depois passeio rápido por luzerna (com direito a chocolatinhos de presente e fotos da ponte toda típica que atravessava o rio perto do hotel). dali saímos rumo ao monte pilatus. alguns bondinhos depois, almoçamos wurst com batata frita num dos restaurantes do monte, fotografamos várias paisagens incríveis (de lá, dá pra se ver quase toda a suíça!), descemos até o carro, tomamos sorvete, e fomos pra annecy, na frança. este foi o trajeto mais comprido que fizemos de carro, e confesso que cansei de dirigir no final do caminho! chegamos em annecy num final de tarde maravilhoso, com muito sol e calor. deixamos as malas no hotel, o carro no estacionamento, e jantamos pizza num lugar bem diferente. era uma pizza gigante, e tínhamos que pedir uma por pessoa, então... tem foto minha com uma pizza imensa que eu supostamente seria capaz de devorar sozinha. hahaha! depois, passeamos rapidinho por annecy, tomamos sorvete, e fomos dormir. cansaaaada! fotos do dia: alguns dos vários bondinhos que nos ajudam a chegar ao topo do monte pilatus, uma das paisagens deslumbrantes vistas lá de cima, e eu que não resisto a essas montagens feitas pra crianças! foto da noite: mega pizza e eu (pasmem com o fato: a fominha aqui comeu TUDO, menos as bordas).




dia 6: o tempo estava feio, e por isso dormi até tarde. BEM tarde! finalmente um dia em que não precisamos viajar de carro! iêi! o sol abriu assim que levantei da cama. rs. brunch no super pertinho do hotel, correios pra postar os postais, takanaka pra marcar passeio de paraglide pro andy no dia seguinte (essa sendo a real razão de termos ido pra essa cidadezinha francesa), e depois passeio de barco: 2 horas dando a volta no lago de annecy! gostoso :-) e olha: eu nem dormi no barco, viu? (quem me conhece sabe que isso seria o *mais* normal de acontecer.) passeamos mais um pouco pela cidade charmosa, fizemos algumas compras pro pai do andy, jantamos autênticas crepes francesas (com queijos maravilhososdivinossensacionais de verdade -- nhamnhamnham!), tomamos sorvete, e fomos até um hotel megachique onde supostamente tem um cassino. como não encontramos nada, tiramos fotos e voltamos pro hotel, pra dormir cedo. comentário à parte sobre o hotel em annecy: era um hotel normal, nada de mais, mas os donos, simpaticíssimos, ganharam o meu coração com toda a atenção e todas as dicas que nos deram! eles que nos recomendaram os lugares onde comemos a pizza gigante e as crepes, por exemplo! na saída, deixei muitos mercis (e várias gorjetas) pra eles :-D fotos do dia: o centro velho de annecy e seu canal charmoso todo enfeitado com flores, e nosso passeio de barco pelo lago. fotos da noite: chocolatinhos coloridos trazidos de presente, annecy à noite (vista do outro lado do lago), e o hotel mega chique iluminado.





dia 7: logo de manhã tomamos café no hotel (nada de especial, mas gostosinho) e depois fomos pro ponto de encontro da takanaka, no pé das montanhas de onde o andy saltaria de paraglide. fiquei dormindo no carro (o dia estava feio, escuro, e chuvoso, além de frio! em pleno verão! socorro!), mas o andy voltou muito rápido! hehe! assim, continuei dormindo na viagem de volta pra annecy, só acordando pra ver as fotos dos paraglides quando chegamos no hotel. caminhei sozinha pro outro lado da cidade (o mais moderno, até então 'desbravado' por nós), comi umas bolachinhas numa loja gigantesca que "só" tinha uns mil e vinte e nove tipos de bolachas e cookies à venda, e voltei pro hotel a fim de descansar as pernas. um pouco mais tarde jantamos aquela que foi a segunda melhor refeição da viagem: salada divina, com macarrão idem! que delícia de restaurante italiano em annecy! uau! amei :-) só não gostei da crème brûlée, porque estava fria (e eu gosto quentinha, como a crema catalana, hohoho!). depois do nosso último sorvete na cidade, dormimos a última noite em território europeu. foto do dia: paraglides num céu bastante nublado. foto da noite: mega taça de sorvete de despedida (nham nham nham!)


dia 8: café da manhã rápido, malas arrumadas, e boralá pra geneva devolver o carro e pegar os aviões de volta pra sampa! no caminho, tentamos subrir na pedreira que vimos no perimeiro dia de viagem (da primeira foto de todas). passamos num supermercado no caminho (pra comprar os últimos chocolates de presente, além de gelo, que não tinha. almoçamos no burger king do aeroporto de geneva, com direito a ben&jerry's de sobremesa. compramos os últimos presentinhos no free shopping, e simbora! nessa viagem, dormi super bem, como de costume -- assim dá gosto viajar! foto do dia: a vista de cima da pedreira.

dia 9: cheguei em são paulo cansada, mas sem sono! ufa! depois de comprarmos 12 garrafas de whisky no duty free de guarulhos, pegamos uma carona com a edna até a paulista, e depois emprestei um carro maravilhoso pra passear comigo nas vinte e quatro horas subsequentes. almocei, visitei a lô e o serginho, desarrumei as malas todas, lavei roupa, separei os presentes, sequei roupas, recebi visita do vizinho da frente, levei um bolo no jantar do dia, falei montes com a juju e com a rê ao telefone, montei meu novo edredon, e... bon soir! que delícia, dormir na minha cama :-)