just like heaven

Tudo parece ousado àquele que a nada se atreve, por isso... atreva-se!

25 maio 2010

aniversário com bolo de laranja

então domingo ouvi várias cantorias ao telefone! é que foi meu aniversário, e as pessoas da família têm *todas* o costume de ligar pra *cantar* parabéns pra você! é até engraçado!

mas antes disso... sexta passada desmontamos o escritório logo depois do almoço, e ficamos sem internet (apesar de termosconseguido manter os telefones funcionando). aproveitei a tarde linda e fui passear no mar, ver filme, ler, e esperar as obras no banheiro lá de casa ficarem quase prontas. sábado, viajamos aqui pelos arredores, e paramos em itamaraju, porque eu precisava aproveitar pra fazer compras! nunca na minha vida gastei tanto dindin em supermercado, mas em compensação, eu nunca tinha feito compras prum mês inteiro, né? voltei pra casa cheia de caixas! chega de fome! rs. à tarde trabalhei no que pude, li um pouco, vi meu filinho de cada dia, e cama!

domingo acordei bem cedinho e fui pra praia, como em todo dia de folga. caminhar no mar daqui é ma-ra-vi-ho-so! voltando pra casa, me empolguei pra fazer um bolo. como eu não conhecia o forno e ainda por cima tenho o *maior* trauma de bolos, fiquei com medinhos, mas decidi que (1) se eu não tentasse, nunca ia conseguir, (2) se eu não arriscasse, ia ficar sem bolo de qualquer jeito, porque aqui perto não tem bolo pra vender, e a nosa cozinha está em obras, e (3) se o bolo não ficasse bom, eu pelo menos podia tentar uma outra receita ainda à tarde... e lá fui eu! coragem!

(abramos um parêntese grande pra contar do meu trauma de bolo -- só duas vezes tentei fazer bolo na vida; as duas na casa da minha mãe, a muitos e muitos anos atrás. primeiro tentei fazer um bolo brownie, de caixinha. o bolo queimou e ficou absolutamente incomível -- foi tudo pro lixo! oh, não, nem bolo de caixinha eu consigo fazer, socorro -- essa foi minha reação. teimosa que sou, quinze dias depois comprei uma caixinha de bolo sol, e lá fui eu pra cozinha! o bolo não assava nunca, começou a queimar nas bordas estando cru no meio, solou, ficou *o* horror. mamãe disse que a culpa era do forno, mas a celina (nossa empregada no começo dos anos 90) sempre fazia bolo bom nesse mesmo forno! me conformei, achando que fazer bolo não era pra mim, e nunca mais fiz doce nenhum que não fosse brigadeiro. fácil, porque quem começou a fazer coisas boas na cozinha foi a rê, e assim foi que eu sempre fiz salgados, e a rê faz até hoje os *melhores* doces!)

então peguei uma receita que aparentemente muita gente já fez e gostou, a do bolo de laranja com casca feito no liquidificador. sim, porque aqui não tem batedeira, não tem processador, não tem *nada* que não seja liquidificador. a forma de bolo só tem agora, porque comprei no sábado em itamaraju! rs. outros dois motivos pra ter escolhido esse bolo: (1) adoooooro bolo de laranja e tava com vontadinhas, e (2) lembro da rê ter feito uma vez um bolo de laranja com casca, no liquidificador, que ficou uma delícia, e lembro de ter adorado a ídéia de jogar a laranja com casca e tudo no meio da massa! hohoho!

daí bati os três ovos, as duas laranjas com casca mas sem sementes, e a xícara de óleo (medida com copo americano, que aqui não tem xícara) no liquidificador.
(outro parêntese pra contar que, dos 12 ovos que comprei no super, só 6 chegaram inteiros em casa; a outra metade estourou no caminho, apesar dos muitos cuidados na embalagem -- aê, montanha russa de terra no caminho!) muito fácil e rápido; eu estava adorando a receita até ler que era preciso peneirar os ingredientes secos e colocá-los todos em um recipiente, pra depois juntá-los à massa que estava no liquidificador. como, se aqui não tem peneira nem recipiente? socorro! decidi correr o risco do bolo ficar com aqueles pontinhos de farinha no meio da massa (impossível peneirar as 3 xícaras de farinha, as 2 de açúcar, e a colher de sopa de pó royal), e usei minha maior panela de 'recipiente'. ingredientes secos misturados na panela, dá-lhe jogar a massa do liquidificador por cima e mexer com a colher de pau. e mexer e mexer, com medo do pó royal não se espalhar direito, ou de ficarem bolonas de farinha ou açúcar no meio da massa! ao doerem os braços, parei de mexer e decidi jogar tudo na forma untada, que foi pro forno bem baixinho. enquanto eu torcia pro bolo dar certo (e pros insetos que tinham colônia ali (antes da naná limpar tudo bem limpinho) não terem voltado todos prali), li um pouco e recebi parabéns suficientes pra me distraírem da angústia do trauma de bolos passados. meia hora depois, um cheirinho de bolo invade a casa. êba! vou até o forno e vejo que ele está lindo, grande, douradinho, já, meu bolinho querido! pego um mega palito de fósforo e espeto no bolo, pa ver se está pronto. está! uau! tento tirar a forma do forno e percebo que o miolo da massa está se mexendo demais... espeto o palito e ooooops! o bolo está cru no meio! que droga! volta a forma pro forno, e dá-lhe esperar um pouco mais, desta vez torcendo muitomuitomuito pras bordas (já assadas e super douradinhas) não queimarem! torcida vai, torcida vem, vinte minutos depois da primeira hora achei que o bolo ia queimar se eu não o tirasse do forno, e se o miolo do bolo estivesse mole, paciência, eu comeria as bordas! deixei o bolo esfriando e fui preparar meu almoço epecial de aniversário, com chocolatão de sobremesa :-)

tirei um cochilo entre ligações, li mais um pouco, dei uma voltinha com a bikixuca (que adorou o passeio!), e finalmente o bolo estava frio! e liiiindo! desenformei no maior prato lá de casa, e cortei um pedaço pra experimentar. nham nham nham! delícia! que lindo, né? o bolo ficou não só lindo, mas fofinho e maravilhoso, como nos meus melhores bolos de laranja de sonhos! jantei bolo enquanto assitia um filme, em meio a tantos telefonemas que, mesmo cinco horas depois do filme ter começado, ele ainda não tinha terminado e decidi ir pra caminha com ele pela metade!

viva o bolo de laranja de liquidificador! obrigada, papai do céu, por ter me reservado um forno que funciona e que deixou meu bolo maravilhoso! e tchau, traumas de bolo! nos próximos capítulos: bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro, bolo invertido de banana, e cookies! nham nham nham! assim vou engordar com tantas coisas que quero fazer! :-DDD