just like heaven

Tudo parece ousado àquele que a nada se atreve, por isso... atreva-se!

21 setembro 2010

coração bobo (the heart asks pleasure first) *

meu coração é bobo. será que o coração de todo mundo é assim? às vezes incontrolável, meu coração de vez em quando quer aquilo que não me pertence ou que não me é possível. não adianta explicar que não posso dar aquilo que ele tanto deseja -- ele dói e sente e quer do mesmo jeito. meu coração é uma criaça mimada, que não entende motivos e chora, se despedaça, faz manha, faz birra, fica sentido, faz pirraça, fica de mal do resto de mim. meu coração se rebela contra meu intelecto, me dá as costas, não entende o que a razão lhe diz. meu coração é burro e surdo no que toca a escutar o que o resto do meu ser quer lhe falar. meu coração é teimoso, e como minha razão também é, eles muitas vezes brigam e eu fico aqui encolhidinha no meio, pra não embravecer com os dois -- afinal de contas, preciso dos dois, e tenho esperanças de que eles se entendam melhor, sempre. como meu coração também me faz muito bem, busco cada vez mais um equilíbrio entre ele e o intelecto. tenho muito medo de domar meu coração e me afastar daquilo que mais me faz feliz. tento abrandar tudo, tento acarinhar o coração, tento explicar que as coisas todas vão ficar bem, de uma forma ou de outra, e que vou lutar pela felicidade cardíaca. tento sussurrar palavras de conforto ao órgão teimoso e dodói. mas, quando meu coração fica dolorido e sensível assim como agora, abraçando causas que parecem tão impossíveis, não sei exatamente como lidar com ele. acabo optando por deixá-lo transbordar em lágrimas e escritos e falas, e espero que o tempo (sempre ele) amanse não só o coração, mas a alma que anda sempre de mãos dadas com ele.

[remedinhos às vezes eficazes pra ajudar a acalmar corações bobos: em primeiro, em segundo e em último lugar, confiar que papai do céu cuida tão bem da gente que não é possível que tudo o que está fazendo o coração doer não tenha um bom motivo! um ombro amigo com quem desabafar, que nos dê colo e diga que vai ficar tudo bem (mesmo que o coração não acredite muito) também pode ajudar horrores. se isso não funcionar, reiki é bastante bom. se nem isso funcionar, chorar pode desanuviar a dor, ou pelo menos nos deixar cansados a ponto de conseguir dormir. um novo dia, o nascer do sol, o por do sol, o canto dos passarinhos, uma panela de brigadeiro, o mar (especialmente um belíssimo banho de mar) também podem mudar o foco do nosso coração, que esquecerá a dor por alguns instantes pra apreciar a beleza toda ao nosso redor. e nada como viver um dia após o outro...]

deixa estar, coração... daqui a pouco a tua paz chega ;-)

* 'coração bobo' é uma música toda bonitinha, que conheço na versão alceu valença + zé ramalho. 'the heart asks pleasure first' é uma música lindíssima da trilha sonora do também lindíssimo filme o piano.