just like heaven

Tudo parece ousado àquele que a nada se atreve, por isso... atreva-se!

04 novembro 2011

la tía julia y el escribidor, mario vargas llosa

3*

spoiler mais adiante -- cuidado!
aiaiai -- este livro poderia ter ganhado todas as 5 estrelinhas, sabe? mas o final dele é tão apático que não consegui dar mais que 3. o livro começa muito bem, alternando a história da vida de um casal (marito e tia julia) e as muitas histórias de radionovelas escritas por um boliviano que trabalha no mesmo grupo radiofônico que o protagonista do casal (marito). as histórias são ótimas, e adorei a forma como elas se desenvolvem. perto do final, achei que o livro ficou menos interessante (ou talvez eu tenha perdido o pique inicial da leitura). mas o que realmente me desagradou foi o final super sem graça e muito nada a ver. eu estava esperando que as histórias todas se juntassem de alguma forma no final, e até cheguei a pensar que, sei lá, que a tia julia talvez pudesse ser a mulher do escritor boliviano? mas não -- o final foi abrupto e desinteressante, fazendo com que o prazer da leitura acabasse antes do livro.
eu já tinha lido um livro do vargas llosa que adorei muito, 'las travesuras de la niña mala', e não li mais nada porque um amigo me disse que os outros livros deste escritor não valiam tanto a pena. no fim das contas, li uma resenha super favorável ao 'la tia julia y el escribidor' e fiquei curiosa, me rendendo à leitura. até pouco antes de chegar ao final deste livro, achei que ele seria sensacional, mas... ó, decepção! rs. queria que ele tivesse acabado diferente, pelo menos de uma forma mais caprichosa, mais interessante, menos abrupta, e certamente de forma a honrar a delícia que é o texto até pouco antes do final!