just like heaven

Tudo parece ousado àquele que a nada se atreve, por isso... atreva-se!

12 dezembro 2009

my best friend's wedding

depois de menos de quatro horas de sono, toca o despertador: são quatro da manhã e é o dia do casamento da cris! arrumo a cama, cuido das mimicas, tomo banho, coloco jeans, camiseta, bota (tá frio!), termino de arrumar a mochila, passo metade da maquiagem, pego o vestido, e às dez pra cinco estou a caminho de congonhas, pelo caminho mais comprido só porque eu acho menos amedrontador. cinco e vinte deixo o carro no estacionamento do aeroporto, faço o check-in na maquininha e não preciso pegar a fila quilométrica pra despachar bagagem porque, ó, por uma vez na vida, não preciso despachar nada, que felicidade! quase durmo na sala de embarque. ao invés disso, como um pão de queijo e tomo um iogurte batido com abacaxi e coco. tudo antes das seis da manhã. e vamos embarcar! a gente sabe que o dia vai realmente ser diferente quando entra o padre marcelo no avião e senta justamente na mesma fileira em que a gente já está quase dormindo. o padre passou a viagem toda conversando com um carinha que me pareceu um jovemdrogatitoproblemático. queria pegar autógrafo pra ju, pra shi, pra fatinha, mas eu estava absolutamente semi-dormida!

cheguei no rio às sete e meia. o avião não atrasou, não precisou pousar no galeão por conta de tempo ruim, e não foi cancelado. o casamento começava às nove e meia e era do lado do santos dumont, em botafogo. li meu livrinho companheiro de viagem, e às oito e quarenta e cinco fui pro banheiro de deficiente, onde tem espaço suficiente pra tirar a roupa toda e colocar na mochila, antes de vestir o vestido e o sapatinho do casório. passei o resto da maquiagem, corri pro guarda-volumes, onde deixei mochila e cabide, e peguei um taxi.

o taxi andou um pouquinho e chegou numa rampa. subindo a rampa, no meio da cidade, abre-se um caminho de pedras no meio de um bosque. incrível! a cris casou no meio do verde, em plena cidade. que lugar LINDO! fui a primeira a chegar na igreja, que era realmente do ladinho do aeroporto. dois minutos depois, chega o rô, irmão da cris, que me deu o primeiro super abraço do dia. como é BOM rever gentes queridas! puuuuts! conversamos, rimos, conheci a filhinha dele (que estava LINDA de daminha), conheci a gi, e a igreja foi enchendo e eu fui conhecendo as pessoas todas amigas do casal. chegou o marcelinho (irmão mais novo da cris, que de 'inho' não tem mais nada), chegou o noivo, chegou um senhor bem velhinho amigão do pai da noiva há mais de 35 anos. e começa o casório!

entra o noivo übernervoso, entram os padrinhos, entram a daminha e o pajem, entram a mãe da noiva e a mãe do noivo. cada qual com sua música. e aí entra a cris. linda. feliz. linda. linda. linda. a coisa MAIS linda! ave maria. o pai ao lado, chorando muito. ela tentando se controlar a todo custo pra não chorar. eu todamegaemocionada. quer coisa mais maravilhosa, mais exultante, mais incrível que o dia do casamento de duas pessoas que se amam e sonham em casar? ver as pessoas queridas tão emocionadas e felizes não tem preço.

o padre, todo moderninho, fez todo mundo rir horrores e eu o adorei. a cerimônia foi rápida e divertida. a igreja estava lotada de gente querida do casal! tinha gente de todos os tipos, de todos os jeitos, todos com mil e vinte sorrisos no rosto -- tudo tão gostoso de se ver! tão BOM poder fazer parte! e fomos todos pra festa. felizes.

comemos, conversamos, rimos. abracei a cris um monte. somos melhores amigas que se vêem pouco e que não têm tanto contato. relembramos a última vez que nos vimos, quando ela foi passar uns dias em noronha em meados de 2007. ela e o thi tinham acabado de começar a namorar! revi os pais da cris, e eles ficaram tão contentes em me ver ali! 'obrigada por ter vindo!' ah... eu é que agradeço por poder estar aqui, compartilhando tanta alegria! fiquei sabendo das novidades todas, conheci as cunhadas da cris, e de repente aparece alguém que eu não conheço, vindo falar comigo: 'ni, nem acredito que você está aqui!' e eu com cara de interrogação total. era a rê, amigona da cris de depois de angola. uma simpatia, ela! veio me contar que me adora, porque a cris sempre sempre sempre falou muito de mim. veio me contar de como morria de ciúmes porque eu era a melhor amiga da cris e não ela, quando tínhamos dezesseis anos. veio me contar novidades e velhidades. rimos um monte juntas! e aí veio a cris, me levar pra pista: 'vamos dançar!' logo eu, né?

a cris estava eufórica. rs. pudera! e eu ali, 'a melhor amiga da noiva'. em cinco minutos, conheci todas as melhores amigas da cris, e o melhor amigo do thi, e a sogra dela, e a irmã do thi, e mais gente, já que estava todo mundo dançando. ô delícia! eu tava meio tímida -- pode ser temível ir a uma festa de casamento sozinha, onde você só conhece a família da noiva, mas ali, naquela hora, a festa se tornou um lugar cheio de conhecidos queridos que me conheciam, mesmo que eu não os conhecesse. e dançamos e dançamos e dançamos. a cris em êxtase, o thi puro sorrisos, os amigos felícíssimos. vamos comemorar a felicidade, o amor, as gentes queridas!

e nada como ser das poucas solteiras numa festa cheia de homem, né? vivi momentos de poli e fez um bem pro ego que nem te conto! porque, apesar de serem muitos os adjetivos que se aplicam a mim (o mais frequente deles sendo 'baixinha'), bonita não entra nessa lista. mas nada como estar em visível desvantagem numérica pra que essa sensação suma...

comemos, dançamos, nos divertimos, e já são quase três da tarde, socorro que tenho que pegar um avião de volta pra casa! dá-lhe se despedir de todo mundo, chamar um taxi, pegar um bem casado, e rumar pro santos dumont. eu estava tão, mas tão mais feliz do que quando cheguei! o avião atrasou quase duas horas, por causa de uma falha mecânica, e eu nem liguei. passei o tempo todo naquele estado semi-adormecido em que a gente descansa e sonha ao mesmo tempo. sonhei com a cris e o thi e o rô e o má e a vera e o célio, essa família tão especial, tão querida, tão incrível que sempre me acolhe como se eu fizesse parte desse núcleo lindo!

obrigada, papai do céu, por me deixar compartilhar esse dia tão especial-lindo-maravilhoso-feliz com gentes amadas! obrigada, obrigada, obrigada! ano que vem prometi pra cris fazer uma visita com mais calma. enquanto isso, agradeço e agradeço. e sorrio aos montes!

*cansada, com sono, feliz. feliz. absolutamente feliz.*