just like heaven

Tudo parece ousado àquele que a nada se atreve, por isso... atreva-se!

23 dezembro 2008

agora sim, as fotos da viagem, mesmo que mais de um mês depois! :-P

finalmente :-D

saímos de sampa numa sexta-feira chuvosa. tive muito medo de não chegarmos ao aeroporto a tempo, mas deu tudo certo! mamis, eu, muitas malas, rumo à casa da rê. a felicidade é uns dias em família, né? especialmente quando moramos todos longe uns dos outros :-) tirando que viajar é TUDO de bom que existe no universo, não? a MELHOR coisa, as viagens que a gente faz, a MELHOR coisa :-)))

chegamos na alemanha no sábado perto da hora do almoço. daí fomos pra munique. a rê e o tio gugu estavam nos esperando, e já estava anoitecendo, quando fomos pra casa deles. tudo tão limpo e organizado na alemanha, nussa! adooooro! a rê tá morando num apartamento enooooorme de imenso de grande, na cobertura de um predinho de 4 andares. devo a minha vida e muito mais ao meu cunhado, que carregou as malas megaultrapesadas lááá pra cima. quanta escada! pufs pufs pufs! chegamos cansadas, mas nem tanto, que a viagem foi ótima e eu consegui dormir supermegabem no avião. mamis estava mais cansadinha (mas em compensação, ela viu quase 3 filmes durante a viagem!). dá vontade de abrir todo um capítulo neste texto pra falar da bênção de ser capaz de dormir bem sob (quase) qualquer crcunstância, mas algo me diz que é melhor não passar nem perto desse caminho. conhecemos a casa da rê e, com fome, fomos jantar. meu cunhado quis que comêssemos comida típca da bavária, e lá fomos nós, pra marienplatz, no centro da cidade, onde tem uma catedral imensa e super gótica, de dar medo. estava tudo iluminado e lindo, e o nosso restaurante era super legal, com os garçons todos vestdos a caráter! comemos sopa de cogumelos e wurst (salsicha/linguiça) e kartoffelsalat (salada de batatas) e sauerkraut (chucrute). tava uma delííícia!!! depois, ainda passeamos pela marienplatz, compramos frutinhas (eu amo as berries todas deste mundo), e tomamos sorvete hagen-dazs, antes de irmos pra casa e desmaiarmos na cama! e dormimos, dormimos, dormiiiimos! ah, delícia!

a casa da rê é a mais bonitinha de todas. tá, a de berlim era LINDA, mas a de munique é espaçosa. MEGA espaçosa. amei o apartamento de um tanto assim bem enorme de grande. mais uma vez, fiquei com vontade de morar lá. rs. eu ADORO apartamentos lindos, arejados, bem decorados, bem acabados, onde TUDO funciona perfeitamente bem. ADORO!

daí teve o domingo, que foi o nosso primeiro dia de verdade na terra dos lemões. meu cunhado e a rê decidiram que a gente ia ver O castelo. assim... tem milhares de castalos na alemanha, mas O castelo esse que a gente foi ver é o que serviu de inspiração pro castelo da cinderela, entenderam? lindo, o castelo. lindas as paisagens bavárias pela janela do carro. lindo o dia. linda a viagem. tudo lindo. eu, totalmente deslumbrada, percebam. enfins. o castelo lindo-inspiração-pro-da-cinderela fica a umas 2 horas de munique e se chama neu schwanstein. meus parcos conhecimentos em alemão dizem que neu=novo, e schwan=cisne. mas pode ser que de repente não. o fato é que o 'velho' schwanstein foi construído pelo pai do rei que construiu o novo castelo. o castelo 'velho' é amarelinho e fica do lado do novo, que é branco-e-cinza. o filho do rei acho que era gay e fez o castelo inteiro em homenagem a seu contemporâneo (e amor/ídolo) wagner. sim, aquele wagner, o famoso das óperas. claro que o cara que nos guiou durante a nossa visita ao castelo não disse nada disso, mas para bom entendedor, meia palavra basta, né? os fatos apresentados pelo guia: o filho do rei adorava wagner, e fez/decorou os cômodos do palácio todos inspirados na ópera de wagner. TODOS, entende? tinha as estórias das óperas contadas e pintadas em TODAS as paredes do castelo. e também no chão e nos tetos e nos detalhes dos móveis. até um salão de ópera o tal do filho do rei construiu pro wagner. os fatos do meu entendimento: fala sério que esses dois não tinham um LINDO caso de amor? tem que ser muito apaixonado pra torrar TODA a sua fortuna tentando concluir a construção de um castelo em homenagem a outro alguém, né? o filho do rei morreu super endividado, sem nunca ter concluído o castelo. por fora, ele é lindo. por dentro, apenas alguns cômodos de alguns pisos estão terminados, e é essa parte do castelo que a gente visita. duas horas de espera pra visita começar (estava cheio de gente querendo visitar O castelo!!!), quarenta minutos de visita, e depois almoço! comemos salsichas com salada de batatas e chucrute, hihihi! tava uma delícia o almoço megatípico :-) descemos o caminho do castelo até o carro na brisa geladinha, e voltaaamos pra munique, onde estava tendo jogo de um dos times da terra no estádio chique da cidade. cada time tem uma cor, e o estádio, chamado de arena e super parecido com um pneu gigante, fica todo iluminado por fora da cor do time que está jogando. o time do domingo tinha azul como a sua cor, e eu achei esse estádio o MAIS lindo do universo, todo azulzinho!

vejam as fotos do dia: primeiro, eu à frente do velho castelo schwanstein ( o amarelinho, do pai do rei que construiu o castelo-inspiração-pro-da-cinderela, o ludwig II). depois, mamis, rê, e eu com o lago dos castelos, liiiindo, atrás. terceiro, mamis, eu, e rê na frente do neu schwanstein. quarto, nós três com um novo ângulo do castelinho. por último, o arena todo iluminado!





nem lembro quando/como/o que jantamos; só lembro que banhamos e fomos dormir. ufa! tudo muito lindo, mas cansa passear assim num fuso horário tão diferente do nosso! rs. segundo dia, segundona. mãe e rê foram na bäkerei comprar pão, enquanto meu cunhado e eu ainda dormíamos. todos acordados, tomamos um MEGA café da manhã divino, o tio gugu foi trabalhar, e nós três fomos passear :-) fomos ver o estádio olímpico construído pras olimpíadas de 72. é maravilhoso o olympiastadium! ma-ra-vi-lho-so!!! super moderno hoje, imagina na época da estréia! suuuuper chiquetérrimo! o estádio fica ao lado da matriz da bmw em munique, que tem uma estrutura também super bonita e megachique. dali, fomos pro centro de munique, que é onde fica a catedral da cidade (super gótica) que já tínhamos visitado à noite do dia de nossa chegada. passeamos, passeamos, e entramos na kauphof (loja de departamentos alemã bem legal) pra ver os enfeites de natal. saímos de lá abarrotadas de todos os chocolates do mundo pra dar de presente pras gentes queridas, e fomos até a catedral que de dia é um pouco menos assustadora. dali, fomos passear numa espécie de 'mercado municipal' de munique, que é ali do ladinho e vende TODAS as frutas que você possa imaginar (tinha até jaca!) a preços estratosféricos (tinha também trufa branca a mais de 20 euros o grama). almoçamos pizza na rua, tomamos mais hagen dazs, deixamos as muitas compras na casa da rê, e fomos passear no parque ibirapuera de munique, que se chama englishergarten. antes de chegar ao parque, pra quem vai de trem, tem uma coisa que eu não sei o que é. um boulevard com café de um lado e uma estrutura que não consegui descobrir o que seria (um museu? a estrutura é linda!) do outro lado, com uma praça maravilhosa atrás. adoreeeei o passeio no parque!!! foi MUITO gostoso. tinha muita criança, muito adolescente, muitas folhas de outono caídas no chão, muita gente andando de bicicleta e até mesmo a cavalo. saindo do parque, passamos em duas ou três lojinhas e então voltamos pra casa. de novo, não lembro o que comemos à noite. sei que banhamos, lemos um pouco, demos uma olhada em e-mails, e fomos de novo desmaiar na cama! como é BOM descansar depois de tanto passeio! ufa! as fotinhas que tiramos nessa segundona, dez de novembro: primeiro, o olympiastadium. depois, a sede da bmw. daí vem a catedral gótica da marienplatz. a quarta foto é do boulevar, e q a quinta é do englischergarten em pleno outono -- que pontezinha linda! que paisagem bucólica!





e assim chegamos ao terceiro dia! acordei mais tarde, tomamos o megacafé-da-mahã delicioso (cheio de iogurte com berries fresquinhas, pão com nutella e com queijo suíço e com grãos e tempeirinhos e com geléias incríveis, que eu adoro pão com qualquer recheio/cobertura!), e decidimos que este era o dia em que íamos passear na ikea. porque eu amooooooa ikea :-) pegamos vários trens, um ônibus, conhecemos uma espanhola musicista, andamos um pouquinho, e chegamos à loja. andamos e andamos e andamos dentro da ikea! compramos velinhas, mimos pras nossas casas, presentinhos muitos pras gentes queridas, e andamos e andamos e andamos mais! paramos pro almoço, e até que a comida da ikea tava boa! comi um ensopado indiano cheio de legumes e curry que estava uma delícia! e depois ainda teve uma sobremesa megagostosa, uma torta divina com nozes e crocante e caramelo e creme e massa de canela... nham! depois do almoço andamos MAIS, vimos todos os enfeites de natal da loja, escolhemos mais coisinhas, pagamos a conta, enchemos as nossas mochilas e sacolas com as coisas todas, e fomos pra casa da rê. ufa! decidimos que era o suficiente de passeio por esse dia. aproveitamos pra descansar, ir ao supermercado, comer alguma coisinha, conversar, ler, dormiiiiiiiir! foi um dia sem fotos.

quarto dia de viagem, aniversário da rê, e hora de fazer mais compras! cantamos parabéns durante o café da manhã (acordei MAIS atrasada!), demos os poucos presentinhos (porque a gente já tinha dado mais presnetes antes, né?), e fomos pro shopping. estava um dia mais feinho, chuvosinho, então foi bom passar o dia num lugar fechado. passeamos, me deliciei na body shop (uma hora de compras de montes de coisinhas cheirosas pra mim e pras meninas mais queridas -- iúpi!), almoçamos kebab (o da alemanha é o melhor, diz o meu cunhado), passeamos mais e compramos mais algumas coisinhas, incluindo produtos kerastase pra rê. daí tomamos um MEGA sorvete cada uma (única foto do dia). voltando pra casa, encontramos o tio gugu no caminho e fomos pro super, de novo! de lá saímos pra jantar e comemorar o aniversário da rê. fomos num restaurante italiano BEM pertinho (na frente do super que fica na esquina do predinho em que estávamos). a mãe e o tio gugu comeram nhoque, e a rê e eu comemos bruschetas. estava tudo mooooito gostoso!!! nham nham nham! cantamos parabéns de novo, pra melhor irmãzinha do mundo, minha querida schwester do coração de abóbora doce, e depois, com sono, fomos todos pra casa arrumar as malas (que no dia seguinte íamos viajar!) e capotar na cama.

quiiinto dia de viagem, dia de ir visitar o tatá!!! mortinhas de sono, lá fomos nós e as malas pra estação de trem, enquanto o tio gugu ainda roncava. acordamos SUPER cedinho, separamos as comidinhas da viagem, e fomos. às 7 da manhã estávamos já dentro do trem pra berna, comendo uma coisinha pra tapear a fome. enquanto eu dormi a viagem todinha, a mãe e a rê aproveitaram pra ler montes de livros. chegamos em berna depois das 13hs, e o tatá estava nos esperando na hauptbahnof de berna. pegamos um tram (bonde), deixamos as malas no hotel (o meu queridíssimo e admiradíssimo e fofíssimo e especialíssimo la pergola! -- olha a pracinha da frente da pérgola na primeira foto aqui embaixo!), e fomos almoçar no restaurante do migros. tinha um LINDO buffet de saladas no qual nos esbaldamos, um monte de pratos quentes pros quais eu sequer olhei, e milhares de sobremesas, dentre as quais consegui comer apenas três. hohoho! uma mais linda e mais gostosa que a outra!!! :-D felizes e de pança cheia, fomos passear com o tatá. primeiro, paramos pra pegar folhas de enfeite pro jantar (foto 2); depois, fomos pro centro de berna (tuuuudo de novo, porque SEMPRE que vamos pra berna vamos pro centrinho ver as vitrines e as coisas todas! rs.), onde fomos tomar café na loja chiquérrima da nespresso (eu não, que detesto café; eu apenas ignorei o tio george -- juju, esta terceira foto foi tirada só pra você!!!), pra depois encontramos o muitíssimo querido daniel (irmão franco-suíço do tatá) pra tomar chocolate quente (agoooora sim! nham nham nham! DIVINO o choco da foto 4), tirar uma foto com o tram cor-de-rosa (quinta fotinha aqui embaixo), passear mais mais mais, comprar os lápis caran d'ache da juju na loeb (eu aaaaamo a loeb!!), andar maaaais, até encontrar o tom no final do dia (o tom é o marido do dan, e aparece conosco na foto 6). pausa pra contar da nossa família suíça. o tatá mora lá em berna nem sei faz quantos anos. muitos, acho. a primeira vez em que fomos (rê e eu) visitá-lo foi em agosto de 2003, e ele já morava lá fazia tempo. os amigos dele de lá são todos gays, como ele (o tatá se mudou pra berna porque casou com um suíço), e são as MELHORES pessoas do mundo! de 2003 a 2005 (quando me mudei pros states), recebemos MUITAS visitas na nossa casa, dos nossos amigos suíços queridos. assim, brincamos que essas pessoas maravilhosas fazem parte da nossa família suíça, que na verdade é a família do tatá por lá :-) término da pausa; voltemos às fotos! depois de visitarmos o tom no trabalho, fomos comer raclette na casa do tatá, que fica nos outskirts de berna. chegamos lá, conhecemos a casa, vimos a fazenda do vizinho, esquecemos de usar as folhas pra decorar a sala de jantar, preparamos a raclette com a ajuda do fritz (marido do tatá), recebemos os outros amigos que vieram jantar conosco (entre eles o queridíssimo erich, ex-marido do tatá que é um FOFO!), e comemos muuuuuito queijo com batatas e especiarias -- eu AMO raclette, e essa foi a MELHOR comida da viagem toda, além da melhor companhia :-) na sétima foto abaixo, aparece a turma toda que jantou raclette com a gente: em pé, rodrigo e fritz; sentados, tatá, dri, rê, heinz, erich, e mãe. findo o jantar, levei o hassler pra passear. o hassler é o auau do erich, e preciso dizer uma coisa: ele estava sem coleira, e eu saí morrendo de medo dele não me obedecer! afinal de contas, foi a PRIMEIRA vez que levei um cachorro pra passear, com ou sem coleira! :-D e logo o hassler, que nem me conhece direito! pois o nosso passeio noturno foi MEGA legal. o hassler ficou super bem comportado o caminho inteirinho, brincou, cheirou tudo, apostou corrida comigo, me trouxe folhas do chão, fez a MAIOR festa :-) adorei!!! voltando, pegamos carona com o erich, a mãe e eu, pra voltar pro hotel e desmaiar na cama maravilhosa da pérgola.







sexto dia de viagem, hora de voltar pra munique. antes disso, mãe e eu arrumamos as malas e fomos tomar café no hotel, junto com a rê e o tatá, que voltaram pra nos encontrar. divino o café da manhã do la pergola! eleito por mim desde 2003 como o melhor breakfast de hotel de todos os tempos, sem exageros! fomos passear no centro de berna de novo... primeiro, na universidade onde o tatá estuda (e precisava pegar umas coisas), que está nas fotos 1 e 2 aqui de baixo. depois, no famosíssimo maior ponto turístico da cidade (vejam o relógio na foto 3) e na frente da casa do einstein (foto 4, atentem pra minha mãe mostrando a língua!!!). caminhamos até a ponte do rio Aare (foto 5), tomamos um refri (viva a rivella!) no barzinho do lugar onde ficam os ursos (bern = ursos em suíço-alemão), e voltamos pro centro onde o tatá encontrou uma flores lindas (em plenos seis graus de outono, foto 6). almoçamos num restaurante italiadno MARAVILHOSO, e depois fomos comer sobremesa na casa do daniel (foto 7), com direito a comer um cheesecake maravilhoso e a tomar os chás mais chiques e LINDOS que já vi na vida: umas flores japonesas, secas, que desabrocham na água quente. divinos os chás verde e de jasmim! diviiinos!!! saindo dali, passamos no hotel, pegamos as malas, e corremos pra estação de trem, pra voltar pra munique. já!!! passamos apenas 28hs em berna, mas foi, pelo menos pra mim, a MELHOR parte da viagem! uma delícia rever os montes de amigos queridos, em meio a passeios e muitas comilanças gostosas! a MELHOR coisa, as pessoas amadas, né não? :-D na andança de trem de final de tarde e noite, lemos, comemos, e dormimos bastante. são seis horas, quase, entre berna e munique! chegamos na casa da rê cansadas, pra tomar banho e dormir.







o sétimo e último dia de viagem já começou corrido. acordamos mais tarde que o normal, fizemos e refizemos todas as malas (que sufoco pra colocar as compras todas dentro das nossas parcas bagagens!), e fomos pro aeroporto de trem+metrô. almoçamos lá, num restaurante tailandês gostosinho cujo serviço foi o pior de toda a viagem (meu cunhado detestou!). comprei cartões postais de munique (quaaase esqueci!), meias tipo kendall (a intenção era que os meus pezinhos não inchassem tanto, e os joelhos ficassem menos doloridos, mas a meia não adiantou! acho que ela era pra adultos grandes e alemães, e não comprimiram nada as minhas pernas brasileiras e de tamanho infantil), os últimos presentinhos pra trazer pras gentes mais queridas, e... bye bye europa; até a próxima viagem! dormimos bastante no avião, comemos bem, vimos até filminhos! chegamos em casa só no dia seguinte de manhã, beeeem cansadas! fica aqui a única foto do dia: as malas todas (mamis, eu, e bagagens prontas pra embarcar no metrô+trem+avião).

apesar de cansadas, no domingo peguei o carro da rê na casa da mãe e fui até a minha casa, onde coloquei as roupas de viagem pra lavar, desarrumei as malas, pré-arrumei as coisas pra levar pra noronha, e fui até a casa da mãe buscar ela e o namo pro almoço no higienópolis (onde a mãe, amante incondicional de natal, quis tirar foto que nem criança!!!). almoçamos salada, e enquanto eles tomaram café eu comi três sobremesas: brigadeiro + bomba de chocolate da ofner, e depois um haagen dazs de morango com cobertura de chocolate quente. ai, que delícia!!! :-D depois da comilança, deixei-os em casa e fui dormir! queria ir ao cinema, mas estava tããão cansada... rs.

na segunda, corri atrás de algumas coisinhas pra pousada, fiz a tomografia pra ver qual e a dessa minha sinusite que parece não querer ir embora nunca, fui ao cabeleireiro, e à tardinha encontrei a shi prum sorvete e muito bate-papo. olha a foto da shi e adivinha qual era o servete dela, e qual era o meu! hahahahaha. ainda bem que de gula não se morre, né? :-)

na terça almocei com a juju, e depois fui ao médico, no dia errado! não sei se quem fez a confusão fui eu ou se foram as mocinhas do dr. milton; só sei que fui embora pra casa mais cedo que o esperado! nessa noite arrumei as coisas e ficou tudo pronto pra viagem! dormi na casa da mamis, e de madrugada fui pro aeroporto. noronha, here i come!! que viagens maravilhosas, essas das férias, puts!!! quero muito mais :-) sempre!