just like heaven

Tudo parece ousado àquele que a nada se atreve, por isso... atreva-se!

23 maio 2008

os dias em berlim e em sampa

well. depois de paris, veio berlim. 3 dias pra ver tudo. impossível? não se a gente não fizer questão de pular algumas coisas...

no primeiro dia, programamos compras. eu passaria a manhã na escola da rê, onde eu esperava usar internet grátis pra fazer as coisas todas que eu precisava fazer. com a net fora do ar, fui até a estação de trem e usei a rede da dunkin' donuts. cara, mas recompensadora! fiz tudo o que precisava e mais um pouco! a rê me encontrou no lugar das rosquinhas depois da aula dela, e fomos almoçar e passear um pouquinho na alexanderplatz. fez friiiiiio! o dia todo! sabe aqueles dias azuis, ensolarados, e gelados? então. usei até meu super casacão.

pausa pra contar da escolina. a rê tem 3 horas diárias de aula numa escola MUITO legal, que parece um campus universitário! a escolina fica numa parte do que era berlim oriental, num bairro diferente, com muitos muros pichados e gente 'nem aí' nas calçadas. na mesma rua da escola tem vááários restaurantes onde tive vontade de comer (comida vegan, veggie, indiana, tailandesa, vietnamita, ai, eu quero! rs.), várias lojinhas descoladas, e, o mais legal: a escola em si, que é um lugar super legal e bonito e bem equipado. olha eu aqui morrendo de vontade de aprender alemão! ui! eu coraçãozinho a escolinha de alemão da rê. fecha pausa.

fomos numa mega loja que tem na alexanderplatz e almoçamos por lá mesmo. a gallerie é tipo uma sears, com TUDO lá dentro. são 5 ou 6 andares com todas as coisas que você puder querer comprar. menos as coisas que eu estava procurando, claro. rs. mas enfins. almoçamos a MELHOR comida tailandesa(tem uns 5 restaurantes dentro do primeiro piso da loja), com exatamente o MESMO gosto e a MESMA textura do meu prato favorito do tilandês que era meu vizinho em ithaca. delirei, delirei. comi tanto que não quis sobremesa, e nem comprei chocolatinhos na loja! acabamos passeando pelos andares, e comprando só os 2 perfumes que eu precisava trazer pro pessoal daqui da ilha, porque foi o lugar onde vi preços de perfumes mais baratos! saindo da gallerie, fomos na c&a vizinha, e depois demos uma pequena voltinha pela estação de trem. dali, fomos pra casa da rê, eu fazer a siesta (às 5 da tarde!) e ela fazer a lição de casa. quando meu cunhado chegou, fomos todos pra ikea. passeamos, nos divertimos, e foi MOITO legal! eu muitos coraçõezinhos ikea. compramos presentinho pra mãe (2 passadeiras pra mesa), velinhas e almofadas de penas e capas lindas e manta coloridíssima pra mim, e coisinhas várias pra casa linda da rê. carregados de compras, pegamos o trem e fomos pro shopping (qual? não sei! um que era vizinho de uma outra estação de trem! rs. spandau, acho que era o nome.), pra fazer compras no supermercado e jantar. eu jantei... hum... adivinhem! a sobremesa que não consegui comer no almoço, claro! um MEGA sorvete maravilhoso, divino, e sensacional, numa taça imensa e cheia de frutas incríveis! ai! se eu pudesse, voltava em berlim só pra tomar esse sorvete de novo! do shopping, fomos pra casa da rê, onde capotamos nas camas. ai, que dia gostoso! :-)

segundo dia, acordei mais tarde e combinei de passear sozinha de manhã, encontrando a rê no lugar das rosquinhas (onde eu acabaria de usar meus créditos internéticos). tomei café da manhã com calma, arrumei minhas coisinhas, e fui pra alexanderplatz já atrasadinha. comprei jellybelly pra mãe (ela é fanática!), canetinhas pras mosquets, chaveirinhos fofos, chocolatinhos muitos pra presentear as pessoas de casa, e fui usar a internet. a rê chegou logo, e fomos denovo almoçar na gallerie, porque estávamos com MUITA fome! repartimos uma pizza marguerita e tomamos um mega sorvete cada uma. o sorvete estava médio. nada comparado com o da noite anterior. depois do almoço, fomos passear. descobrir berlim! primeira e única parada: potsdamer platz. na verdade, descemos pertinho do portão aquele famoso que se chama brandenburger tor. tiramos fotinhas, fomos ver o lugar onde passava o antigo muro de berlim, fomos até o monumento aos judeus (um lugar enoooooorme, parecendo uma praça, cheio de lápides de vários tamanhos), passamos em frente ao reichstag (o parlamento alemão), e descobrimos um ônibus que faz um city tur de 2 horas pela cidade. êba! ver todas as coisas interessantes em duas horas, sem cansar os já maltratados pezinhos? eu quero! rs. ponto positivo: deu pra ter uma BOA idéia das coisas todas que eu precisava visitar em berlim, tirando fotos de tudo, de cima do ônibus. ponto negativo: não dá pra entrar em nenhum lugar, nem dá pra aproveitar muito a cidade. ela passa rapidinho, todinha à nossa frente, sem que possamos realmente senti-la. berlim tem inúmeros museus e parques e lugares divertidos que valem a visita, e eu não conheci NADA disso de verdade. mas vi tudo de cima do bombus, o que foi melhor que nada, né? :-D 2 horas e muitas fotos depois, fiquei com vontades de fazer passeio de barco, de visitar o tiergarten, e de ir até o museu mais legalzinho cujo nome eu obviamente não lembro. pegamos o trem com a intenção de voltarmos pra casa, mas... eu queria ir no supermercado com mais calma (no dia anterior, chegamos e ele estava fechando em 2 minutos!), queria passar na body shop, queria procurar um presente especial (que acabei não achando em lugar nenhum na cidade), e queria conhecer a estação central (hauptbahnhof). assim, com as mochilas cheias de material escolar e de presentes, fomos passear pela hauptbahnhof, claro! fizemos tuuuuudo o que tínhamos direito, eu quase me perdi na estação, e daí sim fomos pra casa. com fome. deixamos as mochilas, pegamos as bolsas, e fomos fazer meu último jantar em berlim num restaurante MOITO chiquetê. todo mundo estava de terno e gravata, as mulheres de vestido rodado, e nós 3... well... nós estávamos de jeans e camiseta, com botas e agasalhos de lã, claro! a comida estava fantástica! fantástica! pra variar, comi até não poder mais. quase voltei rolando pra casa da rê! saímos do restaurante e andamos pela champs elisees berlinense, que era a própria rua do restaurante (não, eu não lembro como chama essa rua! deve ser algum nome alemão muito comprido e estranho). quando os pés começaram a reclamar, voltamos pra casa. eu ainda passei as fotos das máquinas pro computador da rê, gravando um dvd pra mim, e depois disso capotei na cama maravilhosa e quentinha. ai, vontades de morar nasoropa!

terceiro dia. acordei cedo, fiz as malas, e consegui colocar TUDO (inclusive as MEGA almofadas de penas da ikea) nas mesmas 2 malinhas que vieram comigo. eu coração arrumar malas. adooooro quando tudo cabe one precisa caber! adoro de paixão. decidi visitar o aquário. que eu amo peixinhos, e adoro aquários, e fiquei curiosa quanto ao aquário de berlim. eu tinha 2 horas pra visitar tudo, e até podia ter ido ao museu aquele que eu queria visitar. ou podia ter ido ao zoo, porque o zoo de berlim é hiper famoso e muito legal, dizem. mas não dava tempo pra ir ao zoo (ele é imeeeeenso!), e eu achei que ia me divertir mais no aquário do que no museu. então, fui ver os peixes, fofos e queridos! gostei, gostei, gostei! entre a stação de trem e o aquário, achei bolsas lindas pra vender por DOIS euros. fiquei MORRENDO de vontade de comprar umas pra dar de presente, mas como não cabia nem mais uma formiga nas malas, me contive. encontrei a rê na escolina de alemão, onde almoçamos e conheci os amiguinhos dela: uma americana simpática, um americano esquisito, uma brasileira morena muito alta, e um catalão que parecia o avi aos 60 anos. conversamos em portuguès, espanhol, inglês, e catalão (tudo, menos alemão!), comemos uma comida que eu adorei (pedi cuzcuz vegetariano, delicioso!), e fomos pra casa da rê, correndinho, que eu precisava pegar o avião! a rê mora MUITO perto do aeroporto, apesar de eu nunca ter ouvido nenhum barulho de avião na casa dela. fizemos o meu check-in, despachamos as malas, e sentamos pra conversar mais um pouquinho antes do embarque. saudaaaaaaaaaaaaaades! eu já comecei a ter saudades nessa hora! ai! e lá fui eu pra paris, de novo! uma horinha e 2 saquinhos de bolachinhas depois, eu estava no charles de gaulle. graças aos céus as malas foram despachadas de berlim até guarulhos! ufa! andei quase 2 horas pelo aeroporto parisiense até chegar ao terminal do vôo pra sampa. com fome, comi batatinhas, tomei água, e esperei pelo avião na sala de embarque mais chique que já vi. comecei a ler um novo livro de viagem (na ida, li 'o guardião de memórias' numa PÉSSIMA tradução da sextante -- quantas vezes eu já disse pra mim mesma que nunca mais vou ler traduções quando eu souber falar o idioma original? afe!), mais um da série do meu querido jack reacher (eu adoro esses livros baratos; são PERFEITOS pra viagens!). às 23hs começou o embarque. já era madrugada quando serviram o jantar. comi muito, apesar de estar zonza de sono, e dormi BEM, depois, acordando só quando acenderam as luzes pro café da manhã.

antes do café, tomei 2 picolés da hägen-dazs e achei que a air france era legal, pelos picolés e pelo camembert do jantar da madrugada. mas isso foi antes da gente ter que pousar no rio porque guarulhos estava muito cheio de neblina, claro. aliás, adivinha o que quer dizer cimbica na sua língua original? dizem que quer dizer neblina! espertíssimas as pessoas que resolvem colocar um aeroporto numa região com esse nome, não). cinco da manhã, rio de janeiro. todos nós no avião. impacientes. vôo absolutamente lotado. passam-se 2 horas. três. quatro. as coisas começam a acabar no avião. comida? não tem mais. papel higiênico? também não. cinco horas no rio de janeiro, sem poder sair do avião. fala sério! ai. sei lá o que esse povo dos aeroportos e das companhias aéreas têm na cabeça! deve ser a mesma coisa que o pessoal que contruiu o aeroporto em cumbica tinha na caixola. enfins. chegamos em sampa um pouquinho antes do meio-dia. eu, morta de cansaço, claro. reiki: vou chegar bem em casa. eu, as malas, e o carro, vamos todos chegar bem em casa. chego na fila da budget. tem CINCO famílias na minha frente. eu sei como é. cada uma vai demorar PELO MENOS vinte minutos pra ser atendido e sair dali. uma hora e quarenta minutos de espera pra mim. melhor não, né? peguei um taxi. comentei do meu trauma passado com o taxista, que quase riu de mim. rs. cheguei sã e salva na casa da mamis, onde tinha um monte de coisas me esperando. eu só queria dormir. mas peguei as chaves (do carro e da minha casa), as coisas todas (inclusive presentinhos de niver), e fui pro meu lar. ai, que delícia! se eu fosse uma pessoa normal, eu ia desmaiar na cama e pronto. mas não. faz muito tempo que sei que não sou assim. eu tinha coisas-muitas-coisas por fazer. liguei pro meu chefe, liguei pra pousada, liguei pras meninas, remarquei meu vôo pra recife (o chefe pediu pra eu ficar em sp por mais 2 dias), e então coloquei uma super música pra tocar. hora de desarrumar as malas!! tudo pronto? hora de colocar as roupas todas pra lavar, inclusive a roupa do corpo! e, finalmente, hora do tão merecido banho! aaaahhhhhhh! eu poderia dormir, agora, sabe? sono, muito sono. mas tenho que ver a inês. e, depois, tem mosquetencontro!! então separei os presentinhos numa sacolinha, vesti uma roupa beeeem confortável, e fui de cabelo amassado e muitas olheiras ver as minhas meninas mais queridas do planeta!

foi a MELHOR coisa, o mosquetencontro! é a MELHOR coisa estar perto das gentes que nos são mais queridas! eu amoooooooooooo essas meninas! elas me enchem de luz, de forças, de vontades, de alegria, de felicidade, de certezas! dei os presentinhos, e ganhei muitos mais! pela primeira vez na vida, tenho canetinhas com cheirinho! elas estão deixando minha agenda muuuuito cheirosa! tou a-do-ran-do isso! escrevo mais só pra poder cheirar mais as frutinhas todas! rs. além disso, na minha mesa tem um novo lápis-a-coisa-mais-fofa (com um bonequinho de madeira encima!) e uma nova caneta do ursinho pooh que é uau. ainda bem que meus funcionários sabem faz tempo que eu sou uma criança! :-D o melhor presente foi ver as meninas tão lindas, tão queridas, tão animadas! e o segundo melhor presente foi a shi, pela segunda vez consecutiva, descobrir um cheiro pelo qual eu me apaixonei. ano passado ganhei o MELHOR creminho, da mahogany, com cheirinho de jaboticaba. apaixonei tanto que comprei mais um no começo deste ano! agora, ganhei um oleo cheiroso d'o boticário. justo deles! eu, desde o ano passado, estava TOTALMENTE desacreditada nessa marca. eles conseguiram tirar de fabricação TUDO o que eu comprava lá. as inhas 2 grandes paixões: o creminho e o sabonete de lavanda, e também o sabonete luxo, que eu adorava e dava de presente pra todo mundo. tiraram tudo, tudo. e eu fiquei brava. pô! não se faz isso com os clientes, assim, sem mais nem menos. né? sei lá. enfins. nunca mais voltei a sequer olhar as vitrines do boticário. mas aí ganhei o olinho da shi (não gosto de falar oleozinho, sorry), e, surpresa: AMEI o cheiro. de paixão. uau. sensacional! edição limitada, claro, que o boticário parece que nunca mais vai fazer produtos que eu possa amar e com os quais eu possa contar, pra comprar sempre, né? mas o mais incrível é: como é que a shi tem esse dom? todo mundo SABE que eu AMO coisinhas cheirosas. todo dia eu me encho de creminhos. adooooooro ficar cheirosinha! adoooro quando as pessoas entram na sala e reparam no cheiro bom que fica aqui dentro! mas ninguém tem esse dom que a shi tem, de escolher justo as coisas MAIS cheirosas de todas! :-) as minhas amigas são as melhores, né? :-D

terminado o mosquetencontro, fui pra casa dormir. acordei cedo, porque sábado era dia de visitar o sérgio, que transforma a minha palha em cabelo macio, bonito e sedoso! eu NUNCA imaginei que a água salgada fosse capaz de fazer meu cabelo ficar tão feinho como ele está! nunca pensei também que um dia eu iria tomar banho todos os dias com água salobra, por morar numa ilha onde não tem água doce! mas... a vida dá voltas, né? e se morar no paraíso deixa os cabelos feios, a gente acaba pagando o preço, porque vale a pena! 5 horas depois de chegar, saio do salão com o melhor cabelo de todos os tempos! essa plástica capilar que a juju indicou faz MILAGRE! custa todos os olhos da cara, e a gente ainda penhora o nariz e as orelhas, mas puxa... o cabelo fica MESMO com cara de cabelo! desta vez, cortei diferente, mais curtinho, e bem repicadinho. acho que gostei. ficou mais leve, e o meu rosto arredondado ficou mais comprido. saindo do cabeleireiro, passei no pão de açúcar, pra comprar os produtos de limpeza pra casa. dali, fiz a festa no boticário: comprei mais um olinho (porque da próxima vez que eu voltar pra civilização, pode ser que a edição limitada já tenha acabado) e também o perfuminho desse cheirinho gostoso de um tudo que é o floratta emotion. aproveitei e comprei sabonetinhos pra dar de presente. e daí, almocei pipoca no cinema, que ninguém é de ferro, e eu não posso passar uma semana fora da ilha sem dar sequer uma passadinha no cine, né? :-) assisti 'o melhor amigo da noiva', que foi bem legalzinho. encontrei uma ex-colega de trabalho na saída do cine. eu tinha combinado de jantar com a mamis e o namo. e, mesmo com todo o cansaço do mundo, não consegui desistir e fui. peguei os dois na vila mariana, fomos pro ganesh no morumbi, jantamos deliciosamente bem, e voltamos pra vila mariana, pro melhor da noite: o bolo! de brigadeiro! nham! não consegui comer um pedaço muito grande, mas levei meio bolo pra casa :-) fui pra casa cedinho, que já tava tarde (21hs pareciam 2 da madrugada, acho que eu ainda estava confusa com o fuso!) e eu estava cansada. muito cansada. querendo dormir pra sempre. e foi isso mesmo, quase, porque dormi quase onze horas! ai, delícia!!

domingo relax. tomei aqueeeeele banho, li na cama, fiz um bom ronso, e levantei tarde, pra arrumar as malas pra noronha. almocei no wrap's do jardim sul, e fui ao cinema de novo! sem pipoca desta vez ;-) filme bacaninha: 'quebrando a banca'. eu esperava que ele fosse sensacional, e ele não é, mas é BEM legal ainda assim! e eu adoro o kevin spacey, né? porque ele é incrível. ele e o edward norton e a meryl streep. saindo do filme, fui ver as mimicas. as minhas. as fofas. as histéricas. as medrosas. ai. cheguei no con, elas obviamente se esconderam. peguei a lilica no colo, dei uns amassinhos, e seoltei, porque ela estava TODA cheia de medo. pfs! claro que, depois de um ano inteiro, elas não me reconheceram! :-( daí teve a luca, que o con pegou com toda a paciência do mundo e colocou pertinho de mim. comecei a fazer carinho e ela ficou, toda assanhada, arrebitando o rabo, a minha fuca querida. ah, que gostoso, pelo de gato, cheiro de gato, ronron de gato! fui embora da casa do con feliz e triste ao mesmo tempo. um apeeeerto no coração! puts! eu sinto falta DEMAIS das mientas! demais. demais. demais. saindo das mientas, eu carente fui jantar com o popis e a mulher dele. eles falaram de regime e dieta e spa o tempo TODO! foi péssimo. mas a comida estava excelente! papai que cozinhou, uma comida no meu estilo, TODA light e natureba! que mudança no meu pai! fiquei orgulhosa :-) fui embora cedo, morta de cansaço, ainda, e desmaiei na cama!

segunda-feira! acordei cedo, mas descansada! fui pro cabeleireiro fazer uma última escova (liiiinda!), finalizei a lavagem das roupas (cama e banho, pra deixar tudo limpinho pra quando eu chegar em julho!) e as malas, coloquei tudo no carro, e simbora pra reunião com o chefe! aproveitei pra tomar um hägen-dazs na sorveteria que abriu em frente ao prédio do escritório! ai, perdição! de novo, almocei sorvete, ó! e nem estava nos planos! mas quem resiste? fui pra casa da mãe, levei umas calças pra fazer a barra, um sapato pra costurar, comi 2 empadinhas, e vi um pouquinho de jornal na tv enquanto a mãe chegava! ela tomou sopa, conversamos, e fomos mimir. 3 da manhã, acordo, e vou pro aeroporto. viagem, já! desta vez, pra recife! malas, taxi, malas, livro no aeroporto, avião, sono, uma goiabinha, alguns amendoins, recife! que calor! hora da correria: corre pra achar as malas na esteira, depois corre pra colocar tudo no maleiro, corre pro shopping pra buscar um berço, corre pro aeroporto, corre pra pegar as malas, corre pra fazer o check-in! ufa! almocei no bob's, li um pouquinho, e, pasmem, não conheci quase ninguém no avião, que estava vazio! cheguei em casa -- home, sweet home! desfiz as malas, conversei bastante com o pessoal daqui, e fui dormir, mortinha de cansaço, depois de mais uma noite quase sem dormir! ufa!