just like heaven

Tudo parece ousado àquele que a nada se atreve, por isso... atreva-se!

08 outubro 2007

o finde foi uma delícia!

sexta à noite tentei dormir cedo. mas inventei de ver um filme (perfume -- gostei!), recebi montes de telefonemas, e... fui dormir já de madrugada! sábado acordei cedo, pelo melhor motivo: passear :-) e quando saio pra passear, meu dia sempre começa do mesmo jeito: acordo 2 horas antes da saída programada, tomo banho, preparo todas as coisas pro dia (equipamentos pra snorkeling, canga, boné, protetor solar pro corpo, protetor pro rosto, protetor pro cabelo, muitas garrafinhas de água, etc), faço sanduíches pra levar pro passeio, faço uma pequena ronda pra me certificar de que está tudo bem e vai continuar tudo bem no trabalho, checo e respondo e-mails, e converso com os funcionários até o guia chegar e o passeio começar!

desta vez, os planos incluíam subir o pico pela manhã e fazer um mergulho à tarde. êba! muita coisa legal, e dois passeios inéditos!

SÁBADO...

comecei tirando foto do pico a ser escalado. primeiro de longe, e depois de baixo, do ponto onde começa a subida. não vale reparar no poste que se intrometeu na foto, hein? rs. e antes que qualquer pessoa se assuste, deixo bem claro que é proibido subir lááááá encima. a gente sobe no platô que fica ali, sabe, hum... à esquerda do alto do pico, na primeira foto. e é um lugar alto e a gente se cansa pra chegar lá encima, viu? rs. então vamos às primeiras fotos do dia:


começamos, então, a subir, através de uma trlha no meio de mato, pedras, e terra. logo de início, fui picada por uma cafifa! e o que é uma cafifa? (você dee estar se perguntando, né? caso esteja mesmo lendo isto aqui...) cafifa é o nome de uma formiguinha minúscula (um pontinho preto) que tem a picada mais ardida do reino formigal! uiuiui! a picada doeu e ardeu e ficou vermelhona! tem fotos... a primeira, de mimmesma olhando pra picada da cafifa (na pança!); a segunda, de uma parte do caminho no meio das pedras (atentem para a inclinação do caminho, vá!); a terceira, de uma parte plana do caminho no meio do mato (olhem o sorriso por achar que a subida já tinha acabado! rs. ledo engano!); a quarta, do penhasco que não dá nem pra ver direito, mas que me fez morrer de medo! fui o caminho todo agachadinha, apoiando mãos e pés nas pedrinhas, com medo de escorregar láááá pra baixo!




chegando lá encima, primeiro fomos visitaros pontos turísticos, pra depois passarmos aos muitos mirantes. os pontos são: a plaquinha da aeronáutica, com direito à minha cara fazendo de conta que estava com medo; uma escada decrépita que ninguém usa mais e que parece que vai cair todinha a qualquer minuto, na qual subi só pra fazer foto; e uma placa que data de 1963 e que é do governo da época.




e dos mirantes, tirei trocentas fotinhas, claro, que o mundo é todinho diferente lá de cima! tem foto minha com a ponta do pico atrás; tem outra com o mar ao fundo; e tem vááárias das vistas que se têm lá de cima, das quais escolhi só duas pra colocar aqui: uma da praia da atalaia (olhem como a cidade aqui tem poucas casas!), e oura da praia da cacimba.




e foi assim que passei a manhã subindo, andando, conversando, e me maravilhando com as paisagens vistas dos miantes e com as explicações do guia. comemos lanchinho lá encima do pico, e descemos todo o caminho com cuidado, até chegar no carro e seguir pra segunda parte do passeio: um mergulho no sueste!

o sueste é a praia de casa, mas pelo mar dessa praia ter muuuuita alga, eu nunca entro. mergulhei lá só duas vezes, uma com o guia quando o dudu veio, quando a água estava muito turva, e outra numa vez em que tínhamos quinze minutos pra fazer um mergulho rápido, e que por isso não nos proporcionou muita diversão. então decidi que já era hora de mergulhar pra valer no pedaço de mar que está mais perto de mim, e aproveitei a ocasião pra estrear minha roupa de mergulho! ó só a minha cara de 'que vergonha da minha roupa de neoprene! ela me aquece, mas ninguém mais usa uma coisa assim!'! :-P



o mergulho foi uma delícia! vi MUITAS tartarugas gigantes, morri de medo de uma delas (porque tudo o que é maior que a gente dá um medinho, não? imagina levar uma bicada de tartaruga? rs), vi o guia brincar com as bichinhas, vi peixinhos aos montes, e cheguei até o que parece uma plantação de ouriços marinhos. incrível! o chão do mar todinho branco, como se alguém realmente tivesse plantado aquelas coisinhas todas ali! adorei, adorei, adorei! adorei também o fato da água estar super fria e ainda assim não me incomodar, graças ao meu super new suit! delícia não sentir frio, delícia! já com os dedos super enrugados, saímos da água esfomeados, e fomos correndo comer lanchinho + açaí! nham nham nham! delícia, um açaí depois de nadar! simplesmente delícia!

pensamos em assistir o por-do-sol no bode, e nem lembro o motivo de não termos ido até lá. voltamos ao sempre famigerado forte, onde vi todos os entardeceres que consegui, menos um! como o céu nublou, não tem foto do sol, mas tem foto minha, sempre! rs.

cheguei na pousada logo depois do sol ir pra caminha, tomei banho correndo, e fui trabalhar! pufs pufs pufs! final de semana com dois plantões noturnos é assim: aproveita-se o dia e corre-se à noite. mais tarde, em casa, ainda quis ver o final da terceira temporada de lost. blé. sem graça isso de continuar sem respostas, né? pelo menos eu achei!

DOMINGO...

de folga durante o dia, dormi até cansar! levantei da cama às onze, só pra colocar um dvd pra tocar! a mídia do último rei da escócia não rodou no aparelho de dvd do quarto nem no computador! ai! tudo bem... fui pra outra opção: o mercador de pedras, com harvey keitel. beeeeem marronzinho o filme! arrumei minha mochilinha, coloquei roupa de caminhada (leia-se me cobri dos pés à cabeça por causa do sol das 2 da tarde), e decidi ir até o sancho a pé. que eu não gosto de pegar carro da pousada pra cuidar de coisas pessoais, sabe como é? então. pedi um sanduíche na cozinha, 'metade pra agora' (almoço), 'metade pra levar pra praia', peguei garrafinhas de água, e lá fui eu pelo caminho! e com quem me deparo, logo no começo da caminhada? com meu amigo do dia anterior, o pico!

e ando e ando e ando, e que sol(!!), e troco recadinhos pelo celular, e chego lá encima, perto da descida pra praia:

e passo pelas escadas e pela terra e pelo mato e pelas pedras e chego na areia, onde tiro a roupa e deito na canga, pra tomar um solzinho e olhar pro mar. praia cheia, e ainda assim dá pra tirar foto onde não aparece ninguém! porque aqui, praia cheia é aquela onde dá pra ver mais de dez pessoas (e nunca mais que vinte!)! rs.

e é claro que se a praia está cheia, isso significa que tem gente conhecida em meio aos turistas. e se tem gente conhecida, claro que tem um pouquinho de papo, e claro que tem fotos.


fiquei na praia por mais de 2 horas, e esperei o avião da trip pousar pra saber que era hora de ir embora!

subi as escadas da praia até lá encima super bem acompanhada, e voltei andando até a pousada, onde tomei banho e fui trabalhar toda contentinha com o passeiozão! :-)

dei as boas vindas ao nosso consultor que tinha chegado no avião que fotografei, fiz a ronda da noite, me certifiquei de que estava tudo bem, e fui resolver uns pepininhos. dormi bem, cansada que estava, depois de um telefonema todo legal! e que venha a semana, porque depois de tanta coisa boa, tou pronta pra ela! :-D