just like heaven

Tudo parece ousado àquele que a nada se atreve, por isso... atreva-se!

19 outubro 2007

a novidade, a folga, a alegria, a coisa ruim - tudo agora

porque aqui tudo acontece de uma vez só. absolutamente tudo.

na quarta à noite, fui na segunda aula de inauguração do curso de administração de empresas que abriu na ilha. e fui convidada pra ser a professora tutora. e pedi autorização pro chefe, e ele deixou, e agora, nice to meet you, eu sou a professora tutora do curso :-) tou mega contente com isso! animadíssima! vou conhecer gentes novas, vou sair da pousada uma vez por semana, e quem sabe vou conseguir trocar experiências, aprender, e ensinar uma coisa ou outra :-D três horas por semana, às terças-feiras, here i go! tomara que seja legal e que dê tudo super certo e que os alunos colaborem e queiram fazer das aulas a coisa mais legal do mundo!

ontem tirei o dia todinho de folga. porque também sou filhadedeus, né? e este finde vai ser super punk, pra variar. e porque isso de trabalhar sete dias por semana é legal, mas cansa. então acordei mega cedo, preparei tudo, essas coisas todas das quais vocês já sabem. às sete horas saímos daqui (eu + o guia de sempre) rumo ao capim-açu. lembram aquela trilha que fiz em julho e durou mais de dez horas? a mesma. desafio. medinho. mas tudo bem. eu consigo, certo? andamos, andamos, andamos. paramos nos mirantes, fomos num observatório novo, comemos lanchinhos, e eu até subi num cavalo só pra tirar foto! conversamos muito (um dos motivos de eu adorar esse guia é o fato dele falar mais que a boca e ser interessante), vimos muitas paisagens lindíssimas, exploramos pedras e matas e caminhos de terra, encontramos outros guias com turistas, e decidimos parar no meio da trilha pra comer, beber água, e conversar. eis que o guia estava doentinho e decidiu não fazer a trilha toda, êba! fizemos só metade do passeio e voltamos pra 'cidade', pra irmos pra praia (eu sem biquíni, veja bem) descansar, tirar fotos, ouvir o mar, jogar joguinhos e ver o sol se pôr. nem molhei os pés na água do mar, que estava mega bravo. foi um passeio gostoso, divertido, preguiçoso, conversante, e legal!

voltei pra casa no anoitecer, tomei um mega banho, e fui pra terceira aula da primeira semana da faculdade aqui. foi bem bacana, sendo que depois eu tinha prometido de ir jantar com o professor inaugural (um carioca que mora na bahia) e com o coordenador do curso (um pernambucano que mora 15 dias por mês aqui e o resto do tempo na sua cidade, e que conheci através do rica! êba! obrigada, rica!!). fomos jantar no cacimba bistrô, porque às 15 pras 11 o restaurante da pousada já estava fechando. e o bolo de mel deles não estva legal, mas a companhia e o papo da noite foram ótimos! adorei, adorei, adorei! sabe o que é, pela primeira vez aqui, sair pra jantar com companhia culta e interessante? é daquelas coisas que surpreendem e que não têm preço, eu garanto! e é certamente uma das coisas que mais sinto falta nesta vida nova daqui!

hoje cheguei em casa (do jantar de ontem) depois da uma da matina, conversei com o vigia (que ele é carente, porque, também, não deve ser fácil trabalhar sozinho toda noite, né?), e fui pra caminha. acorei às sete com o telefone tocando. era uma das recepcionistas me avisando que na noite passada uma das garçonetes tinha tido um ataque de ninguém-sabe-o-que e estava muito, muito mal -- dor de cabeça horrorosa, desmaios, paralisação temporária dos membros do corpo, um horror. o hospital daqui, como sempre, medica todo mundo (inclusive esta menina) com dipirona e manda pra casa. tem que rir pra não chorar, né? e dá-lhe eu morrer de preocupação, cuidar das autorizações pra comprar passagens pras meninas (a dodói e a acompanhante) pra recife, comprar as passagens em si, dar carona pra esse pessoal embarcar, orar muito pra que descubram o que é que a flavinha tem pra conseguirem medicá-la e curá-la... passei o dia preocupada e ocupada com isso, entre mil ouras pendências vindas do dia de folga, da semana que termina, da preparação pro finde que chega (primeira visita do navio desta temporada!), etc e tal. oh, dia cruel!

e o que salvou o dia de uma desgraça total (com todas as preocupações e as correrias e os compromissos e as tensões de hoje) foi que no meio do dia, eis que chega o coordenador do curso com um arranjo LINDO de flores pra mim. flores de papel machê, que eu já contei que na ilha não tem floricultura, né? fiquei encantada com a delicadeza da lembrança! foi o professor carioca/baiano que deixou as flores pra mim, com um bilhetinho elegante como só o lins sabe fazer. lembrei do lins na mesmíssima hora! como pode, alguém escrever parecido com o lins? porque ninguém escreve tão bem quanto o lins. o lins consegue colocar mil idéias lindas em apenas duas ou três frases belas, que emocionam. o fato é que adorei as flores, adorei o bilhetinho, e tou encantada com a idéia de tutorar a turma de administração!

e hoje, no meio da correria, deu tempo de alugar filmes pro finde! porque eu vou trabalhar só à noite e tenho certeza de que, além de ir à praia, vou conseguir ver os filmes todos. certeza! (rio e rio. no finde passado (ou foi no retrasado?), eu tinha 4 filmes pra ver e só consegui assistir dois!)

e seguem as fotos do passeio de ontem...

1. o observatório onde nunca tínhamos ido, primeiro logo atrás de mim, e depois visto do terceiro mirante da trilha percorrida!


2. a vista que se tem do mar de fora a partir do segundo observatório (o meu favorito, e não é pela paisagem!), euzinha na frente de uma gameleira (espécie de figueira) enorme, e eu no meio do mato do meio do caminho...



3. a placa na bifurcação (desta vez fizemos somente a trilha que vai até a torre, e não a que vai até a caverna; o normal é fazer as duas trilhas, ida e volta, em seis ou sete horas), eu encima do cavalo (só posando pra foto! porque tem gente que faz a trilha a cavalo...), a torre, e a vista do terceiro mirante (pro mar de dentro), que pra mim é a mais bonita da trilha




4. eu também trabalhei no dia de folga, mas só por telefone! e no meio da trilha tinha uma aranha éca! e já no final do caminho vimos dois oitizeiros lindos e gigantescos!




5. na praia do bode, a vista dos dois irmãos com o sol querendo se pôr, eu tentando colocar a mão numa das montanhas, e a beleza do pôr-do-sol.