just like heaven

Tudo parece ousado àquele que a nada se atreve, por isso... atreva-se!

07 dezembro 2007

eu coração livraria cultura

há muitos, muitos anos comecei a comprar na cultura. porque era perto do trabalho. porque eles importam qualquer livro que a gente queira ler. porque dá pra pedir pela internet e depois buscar na loja. porque se acha de tudo lá, no idioma que a gente quiser. porque a cultura contrata funcionários inteligentes e cultos.

eis que, desta vez, chegou um livro lá na casa da mãe, que levei pro aeroporto. simples: enquanto espero pará chegar, leio travesuras de la niña mala. certo? sim, até chegar à página 32. porque, depois dessa página, a história ficou esquisita; perdeu o fio da meada. olho pra cima, e vejo que, da 32, o livro passa pra página 129. como assim? nãããão! fazia muitos tempos que isso não acontecia! ai. o que se faz com um livro que não tem as páginas 32-64, e tem as 129-160 duas vezes? sem tempo pra resolver isso em sampa, trouxe o livro pra noronha, fiz figas, e liguei pra livraria.

olha, moço, eu recebi um livro de vocês com toques de surrealismo. é que faltam algumas páginas, entende? sim, ele entende. e mais: diz que hoje mesmo me manda um livro novo, do mesmo, sem custo. onde eu tou? em fernando de noronha. infelizmente o livro não vai chegar hoje, então. ele me diz que por sedex, demora uns 3 dias úteis pra que eu tenha o livro em mãos. e ainda se desculpa, quase como se me dissesse que espera que o livro não esteja interessante a ponto de eu me chatear com o intervalo de 3 dias que ficarei sem notícias dos personagens. quer mais? ele nem parece se importar com o fato do sedex pra noronha ser 4 vezes mais caro que o sedex pra sampa, pra onde o primeiro livro foi enviado. eu digo que tou aqui no fim do mundo, e é pra cá que o livro vai ser enviado, no questions asked.

agora me diz: onde você recebe esse tipo de cuidado? me senti acarinhada. é lindo um vendedor que sabe que um livro sem páginas pode causar ansiedade e vontade e frustração. é lindo que alguém se preocupe e se desculpe. e é mais lindo ainda o fato do livro novo ter chegado hoje, sem atrasos, e inteirinho, sem erros de encadernação.

nunca me importei de pagar um pouquinho a mais pelos livros, porque nem sempre a cultura tem os preços das lojas americanas. a verdade é que as americanas quase nunca têm os livros que compro. e a cultura, quando não tem, manda buscar. e agora, essa. a cultura não só fez o que era certo. eles foram muito além das minhas expectativas, sabe? muito além. vontades de abraçar. sim, sim, não só os livros, mas também os funcionários, e a empresa. porque puxa... eu gostei! ser bem tratada é BOM, né não? por isso que digo: eu coração livraria cultura.