just like heaven

Tudo parece ousado àquele que a nada se atreve, por isso... atreva-se!

20 julho 2009

dobraduras e amigos

todo mundo que me é querido sabe o quanto gosto de dobraduras. os amigos todos, aliás, já ganharam uma ou mais kusudamas das que eu adoro fazer pra presentear. coincidência ou não, o post mais lido do JLH é justamente o que fala da kusudama gigante que montei em 2006, com 270 modulozinhos! detalhe: esse deve ser o único post sobre origamis de todos os oito anos de blog! rs.

e surgem novas pessoas queridas por aqui e estas também ganham, cada uma, uma ou mais miniaturas de sonobe, dentre as várias que estão sobrando em casa. e eis que no final de semana passado alguém me diz: ah, mas eu quero uma feita *só* pra mim (no sentido de *especialmente* pra mim, e *pensando* em mim). ok, respondo, farei uma. com a lição de francês pronta e um tempinho extra sobrando ontem, penso eu: por que não fazer uma kusudama diferente? uma hora e meia depois, encontro na net um origami modular interessante, não tão difícil, e bonitinho pra fazer: um dodecaedro com cada uma de suas faces em forma de estrela. só trinta módulos, que é o tamanho mais comum de kusudamas que conheço. uma hora depois, as trinta pecinhas estão prontas, e 'só' falta montar o monstrinho. mais uma hora e muitos docinhos depois, eis o resultado: várias estrelas com três cores em cada vértice


caso você queira se aventurar, tem um diagrama pra este poliedro estelar aqui. logo abaixo tem três passos usados pra fazer a minha kusudama de hoje, com cinco cores em cada face, e depois tem fotinha da bonitinha pronta.





e como ainda dá tempo: *feliz dia do amigo* (pras pessoas queridas, todas elas! preparem-se, que agora vamos todos ser presenteados com dodecaedros estelares :-D escolha a(s) cor(es) do seu!)