just like heaven

Tudo parece ousado àquele que a nada se atreve, por isso... atreva-se!

02 março 2012

to kill a mockingbird, harper lee

4*

este livro me surpreendeu. primeiro, porque ele é leve, lindo, e gostoso de ler, tudo o que eu não espero de um livro escrito há tanto tempo. segundo, porque a história que ele conta é muito bonita, delicada, e bem escrita. terceiro, porque ele me tocou fundo, de forma inesperada. confesso: tenho todo um certo preconceito em relação aos clássicos da literatura: acho que (praticamente) todos são chatos e/ou difíceis de ler. reconhecço que, muitas vezes, mesmo um livro chato e difícil de ler (como o grande sertão:veredas, por exemplo) pode ser um dos mais lindos que já li na vida, mas ainda assim, não é exatamente uma leitura prazerosa -- no caso do guimarães rosa, por exemplo, o prazer não vem da delícia de ler o grande sertão:veredas, mas sim da delícia em perceber como o autor fala de maneira tão simples e bela sobre o ser humano, os sentimentos, a psique, a dor, a rotina, e tudo o que nos rodeia. é lindo, sim, e é ótimo, sim, mas é uma leitura que dá trabalho também. harper lee, ao contrário, escreve de um jeito todo gostoso e fácil de ler. talvez seja o fato da narrativa ser toda em primeira pessoa, centrada numa menina de nove anos -- talvez seja isso que garanta a simplicidade e a emotividade da escrita do to kill a mockingbird; não sei. só sei que adorei a leitura, a história, e o livro! adorei :-)