just like heaven

Tudo parece ousado àquele que a nada se atreve, por isso... atreva-se!

12 março 2012

el amor en los tiempos del colera, gabriel garcía márquez

4*

esta é a segunda vez que leio este livro -- na verdade, fazia tanto tempo desde a primeira leitura, que eu lembrava de ter gostado da história, sem lembrar de absolutamente mais nada: nem dos personagens, nem da trama, nem do estilo de escrita, nada! acho que o 'cem anos de solidão' me marcou mais, porque dele ainda tenho algumas memórias. é uma delícia ler o garcia marquez. ponto. o amor nos tempos do cólera conta de um amor que durou uma vida inteira, tendo se concretizado só depois de quase quarenta (ou seriam cinquenta?!) anos de espera. a história é uma graça, e o modo do gabriel escrever é outra graça. os capítulos do livro são longos, e em cada um deles o autor foca em um fio diferente da meada que compõe a história: primeiro ele conta de como os protagonistas se conheceram e se apaixonaram quando meninos; depois, conta da vida do menino e da menina (separadamente), da vida dos ancestrais de ambos, da vida adulta de ambas as famílias, e por aí vai, até que no capítulo final, lemos sobre o reencontro de ambos, e de um amor retomado e renascido, entre dois velhos -- tudo uma graça, cheio de pinceladas fantásticas e ao mesmo tempo mais realistas impossível. adorei esta segunda leitura do livro, podendo apreciar mais (acho) as nuances do texto, do desenrolar de tudo, das expressões usadas, da beleza do amor, sempre ele, qualquer que seja. em duas palavras: uma graça! (se você lê em espanhol, recomendo, porque tem tanta coisa que se perde nas traduções a ponto de me fazer pensar se vale a pena ler este livro em qualquer outro idioma.)