just like heaven

Tudo parece ousado àquele que a nada se atreve, por isso... atreva-se!

24 fevereiro 2011

the english patient, michael ondaatje

4*
este livro foi uma surpresa pra mim, em muitos sentidos. (1) fui ver o filme no cinema, em 1996, e adorei tudo: as paisagens, os atores, a história, o desenrolar das coisas todas, tudo, tudo, tudo lindo. mas eu não sabia/lembrava que o filme tinha sido baseado num livro, e a minha primeira surpresa foi essa -- vi o livro e pensei: puts! como não li isto antes? (2) o filme flui super bem, mas o livro é confuso. ele é escrito em primeira pessoa, mas a gente nunca sabe quem está narrando -- uma hora é a enfermeira, outra hora é o paciente, ou ainda o indiano. às vezes a escrita passa para a terceira pessoa, mas nem sempre a leitura fica mais fácil, porque nunca se sabe ao certo de quem se está falando. assim, o livro é como um mosaico, um quebra-cabeças, onde as peças vagarosamente vão se juntando, formando um desenho que faz sentido. (3) o que tornou o livro especial, pra mim, foi já ter visto o filme. tem muitas cenas das quais eu me lembrava, e que eram mais fáceis de ler por conta disso. no fim das contas, o livro é bonito também, mas o filme é melhor.