just like heaven

Tudo parece ousado àquele que a nada se atreve, por isso... atreva-se!

02 junho 2005

Duas semanas em Ithaca

Eu assumi a tarefa agradável de contar um pouco da vida da Adri nos EUA, porque ela está com o acesso à Internet limitado demais para poder postar no blog. Nossa comunicação tem sido basicamente telefônica: agora que as aulas em Cornell estão tomando quase todo o tempo dela, a solução tem sido eu, a Rê e a mãe ligarmos para o celular dela via Skype, para conversas de 15 ou 20 minutos por dia. Vale muito a pena: cada conversa dessas no SkypeOut sai por 30 ou 40 centavos de euro! Se você tem cartão de crédito internacional, não perca tempo. Compensa até para ligação local.

No primeiro fim de semana teve formatura e a cidade estava apinhada de parentes dos estudantes. A Adri conheceu alguns dos novos colegas numa festinha. A temperatura de dia tem passado dos 25 graus. Há apenas um mês, nevava. O sol só se põe perto das 21 horas locais (uma hora a menos que em SP).

Eis o prédio de apartamentos onde ela está morando.

A esta altura já está tudo arrumadinho, mas ela passou uma semana inteira faxinando tudo e providenciando que arrumassem e limpassem outras coisas que ela mesma não podia. Nessa batalha pela ordem e limpeza, ela conseguiu um aliado inesperado: o zelador do prédio, colombiano, que pegou simpatia por ela porque ela tem, modéstia à parte, um espanhol impecável.

As compras lá são fáceis e baratas demais, como a gente imagina que seja de ver os seriados americanos, mas em compensação ela ainda não descobriu onde é a agência do correio, se é que isso por lá existe, e para meu espanto não há uma agência do Citibank na cidade.

Depois da aula introdutória (repetição da semana anterior, quando ainda não tinham chegado todos os alunos), cada um recebeu um livro monstro para ler em casa. É isso aí: 14 horas de aula por dia durante 4 dos 7 dias da semana, 10 horas nos outros 3 dias (isso mesmo, não tem folga nem no domingo), mais diversas montanhas de papéis para ler como lição de casa. Afinal, é um curso de um ano em Cornell, tâ pensando o quê!

Dentro de duas ou três semanas chega um laptop que a Adri encomendou e creio que também uma câmera digital, e então veremos todos o que ela vê em primeira mão. Ela me contou que o prédio onde está morando fica numa encosta de uma colina e tem uma vista magnífica do campus [correção: a vista é da cidade].

Stay tuned for more... :-)